Regulamento Painéis Científicos

Concurso de Painéis Científicos 1° Congresso Sul Catarinense de Odontologia -  ABO Regional Criciúma

Prêmio Dr. Oduvaldo Florentino Machado

1° CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ODONTOLOGIA

29 e 30 de Agosto de 2019

Caro congressista, acadêmico e professores orientadores:

A Comissão Organizadora do 1° Congresso Sul Catarinense de Odontologia tem o prazer de convidá-los para apresentar sua produção científica durante o Congresso promovido pela ABO Regional Criciúma. Trabalhos de pesquisa, revisões de literatura e relatos de casos clínicos poderão ser apresentados na forma de Pôster impresso (banner). O objetivo é possibilitar não somente a apresentação de trabalhos, mas também realizar uma interação entre apresentadores e demais congressistas através de uma discussão baseada em evidências científicas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Serão aceitos trabalhos com no máximo 6 autores. O autor principal (apresentador) deverá estar inscrito no 1° Congresso Sul Catarinense de Odontologia 

Obs.: Aos sócios da ABO em dia no ano de vigência, favor indicar no e-mail de submissão, para que seja conferido junto à diretoria a situação.

As submissões que não confirmarem a inscrição no Congresso  serão desclassificadas e o próximo classificado será convocado no lugar. Para validação do aceite, o apresentador deverá realizar o pagamento da inscrição até dia 25/08/2018.

INSCRIÇÕES

Para a seleção dos pôsteres, primeiramente os autores deverão enviar um resumo (as normas seguem abaixo) que deverá ser submetido até o dia 25 de agosto de 2019. O candidato deve acessar https://www.aborecri.org/submissaoresumopainel e preencher o formulário  para submeter o mesmo, observando a normas determinadas.

Após esta data (25/08/2019) não serão aceitos mais trabalhos.
 

O resumo deverá ser escrito em letra Arial, tamanho 12, com espaçamento simples, contendo no máximo 1350 caracteres (sem contar espaços).Devem ser citadas 3 palavras-chave de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br), organizadas em ordem alfabética e separadas por ponto.

O resumo não deve conter tabelas, figuras ou referências bibliográficas.

O resumo deverá ser enviado por e-mail no formato DOC (Microsoft Word), seguindo rigorosamente a formatação exigida abaixo:

- Título e Subtítulos (no máximo 120 caracteres, em fonte Arial 14, em letras maiúsculas e em negrito, seguido pelo nome e instituição dos autores);

- Autor, Coautores separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. No máximo, 8 autores. Exemplo: Silva AB*, Pereira CD, Oliveira DF (Atenção: o apresentador, obrigatoriamente deverá estar como primeiro autor com ASTERISCO e responsável pela submissão do resumo.);

- Resumo: deve ser estruturado, contendo Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados, Conclusões. As palavras Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos, mas são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Projetos de Pesquisa não deverão conter o item Conclusões. O Resumo deverá ter, no máximo, 1.350 caracteres (sem contar espaços) em fonte Arial 12, justificado, tamanho A4 (210x297 mm).

Preencha adequadamente o campo apoio financeiro e do parecer de aprovação na Plataforma Brasil, quando houver.

- Idioma: os Resumos deverão ser apresentados em Língua Portuguesa.

PRAZO PARA ENVIO DO RESUMO: 25 de Agosto de 2018 as 23:59:59.

Os Resumos devem ser inéditos ao 1° Congresso Sul Catarinense de Odontologia da ABO, não podendo repetir banners já apresentados em jornadas anteriores da ABO. Será permitido banners utilizados em jornada acadêmica de outras instituições desde que não possua certificação ISBN.

ACEITE DOS RESUMOS

Os trabalhos enviados para apresentação serão avaliados previamente por uma comissão composta por 3(três) professores cirurgiões-dentistas. Serão aceitos somente trabalhos que atendam adequadamente as normas de redação do resumo. Serão também avaliados critérios de originalidade, impacto clínico e rigor metodológico.

ACEITE DOS RESUMOS: será divulgado até o dia 26 de agosto de 2019, no site www.aborecri.org.

ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER – SE APROVADO: Pôster Impresso

FORMATAÇÃO DOS PÔSTERES (DIMENSÕES):O pôster deverá ser de 1,20 m de altura por 0,90 m de largura (este é o espaço máximo para colocar o pôster).

TÍTULO E AUTORES

Deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores deverão ir os nomes dos autores (serão aceitos trabalhos com no máximo oito autores), do departamento, da instituição, da cidade e do estado.

O nome do autor apresentador deverá estar com asterisco e acompanhado de uma foto do rosto fixada no canto superior direito.

CORPO DO PÔSTER

Deve ser auto-explicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. É obrigatória a inserção de referências.
 

COMITÊ DE ÉTICA

Os trabalhos que envolverem seres humanos, animais ou parte deles, incluindo questionários comuns e levantamento de fichas e arquivos com dados de pacientes deverão apresentar o número do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição no canto inferior direito do resumo e pôster.

APRESENTAÇÃO ORAL

Os trabalhos selecionados serão apresentados oralmente por 10 minutos mais 5 minutos para perguntas e discussões pela comissão científica do evento na manhã do dia 29 de Agosto (quinta-feira), pontualmente as 9.30 h

LOCAL DE INSTALAÇÃO

O local de instalação será na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma e obedecerá à numeração definida pela Comissão Organizadora através de sorteio. Os pôsteres deverão ser apresentados nos períodos e horários determinados, devendo o autor ficar junto ao seu pôster durante o período de apresentação.

HORÁRIOS DE FIXAÇÃO E RETIRADA DOS PÔSTERES:

O pôster deverá ser entregue na tarde do dia anterior, 28 de agosto na ACIC  e retirado ao final do evento. Caso o apresentador não esteja junto ao pôster no horário estabelecido, o trabalho não receberá certificado, não será avaliado e nem poderá participar da premiação.

O trabalho que se destacou durante o Congresso, será durante o período das palestras científicas.

DAS PREMIAÇÕES

Os pôsteres expostos serão avaliados pela ComissãoCientífica de acordo com os critérios abaixo:

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS PÔSTERES

Os critérios abaixo serão avaliados pelos membros da Comissão Científica:

I. Apresentação – aspecto geral do pôster:

Disposição do conteúdo: estar bem distribuído, em uma sequencia lógica, com gráficos, tabelas e fotos de acordo com o texto.

O poster é auto-explicativo?

Lendo-o, tem-se a compreensão do que se trata, do conteúdo e dos resultados?

Estética: qualidade visual do pôster; se bem trabalhado, se alinhado corretamente, sem poluição visual, etc.

II. Conteúdo – metodologia do trabalho

Metodologia da coleta dos dados: a forma de coleta dos dados foi realizada de forma científica? Envolveu pesquisa de campo ou laboratorial? Pesquisa bibliográfica extensa e/ou relevante?

Consistência dos dados: os dados coletados são confiáveis e significantes? Foram coletados com confiabilidade? A pesquisa bibliográfica foi feita em fonte de dados confiável?

Desenvolvimento científico do trabalho: foi realizado dentro do método científico? Desenvolveram os temas pesquisados visando à aplicação prática dos mesmos?

III. Resultados

Relevantes?

Pode ser aplicado na prática diária?

Leva a alguma conclusão/benefício? O trabalho deve provar sua tese (método científico)? Tem conclusões concretas a apresentar a partir do tema abordado?

PRÊMIO DR. ODUVALDO FLORENTINO MACHADO

O melhor pôster receberá Prêmio em dinheiro para o 1° Colocado, Placa de premiação  e a Anuidade 2020 quitada de todos os autores e co-autores.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

Proibida a participação de Membros da Comissão organizadora ou Diretoria da ABO Regional Criciúma

Proibido apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos;

Proibido utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão;

Proibido apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;

Cada autor pode apresentar 1 banner no evento (autoria não há limite, apenas apresentação);

Proibido apresentação por terceiros: não autores;

Proibido apresentação sem o crachá da inscrição que será entregue a todos os inscritos com o material da inscrição, no credenciamento da Secretaria da ABO no 1° CONGRESSO SULCATARINENSE DE ODONTOLOGIA , durante o evento.


 

Todos direitos reservados ABO-RECRI 2018